O evento, promovido pelo município e pela Associação Comercial e Industrial de Ponte de Sor (ACIPS), vai decorrer até domingo e, este ano, assume a configuração de “lançamento e preparação” do formato internacional a desenvolver a partir de 2024.

Em comunicado, a organização indicou que a 7.ª edição do Portugal Air Summit “vai marcar o início do novo ciclo de crescimento do projeto”.

O objetivo é passar a realizar a cimeira num “formato bienal e de caráter internacional, marcada pela forte componente expositiva, destinada a ‘stakeholders’ nacionais e internacionais, e pela aposta na convergência das áreas científica, industrial, académica e empresarial”.

Este ano, o evento, intitulado, Portugal Air Summit - Take Off para 2024, dedica os dois primeiros dias, quinta e sexta-feira, às conferências, com a participação de diversos oradores, que vão ter lugar no edifício da Torre de Informação de Voo do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor.

Segundo a organização, pretende-se refletir “sobre o presente e futuro do Cluster Aeronáutico de Ponte de Sor e os projetos em curso no Alto Alentejo e no país, nas áreas da Aviação, Aeronáutica, Espaço e Defesa”.

“O primeiro dia centra-se na reflexão sobre o ‘cluster’ de Ponte de Sor, a sua estratégia, oportunidades e desafios para a economia, fazendo a ligação com a importância da formação, qualificação e retenção de recursos humanos no território”, lê-se na nota de imprensa.

Em paralelo, vão ser abordados os desafios setoriais de contexto ligados à consolidação do desenvolvimento da indústria de Defesa em Portugal, do crescimento da aviação executiva, do futuro do “Cluster AED”, da sustentabilidade no setor Avanced Air Mobility, entre outros temas.

O programa, até domingo, integra também iniciativas lúdicas relacionadas com o Festival Internacional de Balões de Ar Quente e a “ARC Air Race Championship”.

A “ARC Air Race Championship” pretende recriar o ambiente de demonstração de corrida na albufeira de Montargil, com os pilotos a "testarem os seus limites e os das máquinas" que vão pilotar, destacou a organização.

Já o Festival Internacional de Balões de Ar Quente do Alentejo tem para oferecer aos interessados várias iniciativas, nomeadamente voos livres e batismos de voo.


Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.