Foto: DA Ricardo Zambujo

Ainda neste capítulo da saúde, foi salientado que no Hospital José Joaquim Fernandes, está em curso a obra para instalação da ressonância magnética e vai avançar em breve o concurso para renovação do Bloco de Partos.

Em destaque esteve também a urgência obstétrica (desde o início de 2023, a única a sul do tejo que não fechou um único dia) e a extensão dos Cuidados Paliativos nos concelhos de Mértola, Moura e Barrancos, assegurando assim a cobertura a todo o Baixo Alentejo.

 Foi ainda feita a análise das dificuldades de recursos humanos, essencialmente médicos de família em determinados concelhos, o que leva a que se registe um número elevado de utentes sem acesso a médico de família.

Nesta reunião, marcou também presença, o presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), João Grilo. Foi feito um balanço das atividades da agência, destaque para os vários projetos, com recurso a financiamento comunitário, diretamente à União Europeia, envolvendo mais de 80 parceiros. Em nota de imprensa, com asa conclusões da reunião são ainda destacadas as prestações de serviços, por parte da agência a terceiros, com um significativo aumento nos últimos três anos e a redução de despesa. Consequentemente, a entidade apresenta uma “situação mais equilibrada, do ponto de vista económico-financeiro, fruto da gestão criteriosa que tem implementado”.

 

 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.