Ciclo de Cinema homenageia comendador Hélder Mendes em Ourique
O Município de Ourique promove a 3ª edição do ciclo de cinema em homenagem ao comendador Hélder Mendes, que vai decorrer no Cineteatro Sousa Telles, a partir deste sábado e até ao dia 17 de novembro.
Foto: C.M. Ourique
A sessão de abertura, este sábado, vai contar com a exibição do documentário “África, como eu a vi”, com a presença do seu realizador, Paulo Fajardo, e de Ricardo Venâncio, argumentista natural de Ourique.
O município do concelho destaca ainda, do programa deste ano, a exibição do documentário “Almada, entre o rio e o mar”, no próximo dia 7 de novembro, numa sessão dirigida aos alunos do 2º ciclo e uma conversa com o autor Ricardo Guerreiro.
Além dos documentários, também os dramas e os filmes infantis completam o restante programa desta 3ª edição do ciclo de cinema. Assim, Ourique e os ouriquenses voltam a prestar homenagem ao legado de Hélder Mendes – Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, uma distinção atribuída pela República Portuguesa.
Hélder Mendes, realizador, natural de Ourique, foi um dos fundadores da Radiotelevisão Portuguesa. Filmou a guerra colonial, mergulhou nos mares, para captar as primeiras imagens subaquáticas que o país viu, ainda a preto e branco. Filmou Maria Callas em Lisboa, naquele que ficou para a história como o melhor registo sonoro da voz da diva da ópera.
No início da sua carreira, filmou o documentário “Homens na Falésia”, transmitido no programa da RTP “Desporto e Natureza”. Durante o seu trabalho nesse canal, Hélder Mendes foi responsável por reportagens e documentários, nomeadamente sobre questões ligadas ao Algarve. Filmou e realizou para a televisão portuguesa, o famoso documentário “Os misteriosos barcos do rio Arade”, descobertos na sequência das dragagens feitas no rio em 1970, transmitido, pela primeira vez, em julho de 1972.