CERCIBEJA aposta na qualificação e integração profissional de pessoas com deficiência
Em 2020, apesar dos constrangimentos causados pela pandemia, a Unidade de Prestação de Serviço (UPS) Qualificação e Emprego da CERCIBEJA, manteve em funcionamento a Formação Profissional para pessoas com Deficiência e/ou Incapacidades, o Centro de Recursos para Qualificação e Emprego do Serviço de Emprego de Moura e o Programa Incorpora.
De acordo com a CERCIBEJA
estiveram envolvidos em cções de formação profissional 100 formandos, dos quais
31 terminaram as suas experiências em contexto real de trabalho, sendo que 12
ficaram integrados profissionalmente e 2 aguardam integração. Cerca de 50
mantêm-se ainda em formação.
Ainda segundo a CERCIBEJA o Centro de Recursos acompanhou um total de 106 destinatários, encaminhados pelo Serviço de Emprego de Moura, distribuídos por 3 tipos de ação, “Informação, Avaliação e Orientação para a Qualificação e Emprego”, “Apoio à Colocação” e “Acompanhamento Pós Colocação”. Destes 50 foram integrados através de medidas ativas de emprego, sendo que 35 mantêm ainda a sua atividade.
O Programa Incorpora, que tem como missão promover a integração profissional de públicos vulneráveis, envolveu ao longo do ano 2020, mais 46 pessoas em situação de vulnerabilidade e 27 empresas/entidades sociais, concretizando a integração profissional de 26 pessoas. Foi ainda desenvolvido o Programa + Competências com 36 inscritos, sendo que destes, 26 já se encontram certificados/as.
A área de intervenção da CERCIBEJA abrande os concelhos de Aljustrel, Alvito, Barrancos, Beja, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Serpa e Vidigueira.