Castro Verde: Projeto de criação artística comunitária do Entrudanças está a ser preparado
As sessões de preparação do projeto de criação artística comunitária "Pessoas Cheias de Território", integrado na programação do Festival Entrudanças 2026, já estão a decorrer. O envolvimento direto da comunidade local é um dos pilares do evento no concelho de Castro Verde.
O projeto, em 2026, é dinamizado pelo músico, percussionista, vocalista, compositor e produtor musical Rui Pinho Aires, e conta com a participação das comunidades de Entradas e Castro Verde, bem como com alunos do Pré-escolar e do 1.º ciclo do Centro Escolar n.º 1 de Castro Verde e da EB1/JI de Entradas, num total de 160 participantes. O ponto de partida do processo criativo é o tema "Dançar com Voz", alinhado com a temática anual da PédeXumbo para 2026.
A proposta é a criação de uma grande orquestra de percussão em movimento, que vai sair à rua em formato de arruada. O projeto conta ainda com a colaboração do cenógrafo Márcio Pereira, que aceitou o desafio de criar elementos cénicos, adereços e figurinos para esta orquestra, bem como do grupo coral "As Ceifeiras" de Entradas.
O Entrudanças realiza-se em Entradas, de 13 a 15 de fevereiro, com três dias de celebração da dança e da identidade partilhada, cruzando pessoas, tradições e o saber-fazer da comunidade local.
A organização pertence à câmara municipal de Castro Verde, Associação PédeXumbo e junta de freguesia de Entradas.
Comente esta notícia
Destaques
Beja: PSP detém dois homens, 1 por tentativa de agressão a um agente policial e outro por posse de arma proibida
