Castro Verde e Ourique celebram 885º aniversário da Batalha de Ourique
O 885º aniversário da Batalha de Ourique vai ser assinalado, no próximo dia 25, pela Câmara Municipal de Castro Verde e pelo Município de Ourique, através de comemorações distintas, que enaltecem o grande momento histórico.
Acredita-se que a Batalha de Ourique terá sido travada nos campos do Baixo Alentejo, a 25 de julho de 1139. O confronto, entre D. Afonso Henriques e os muçulmanos, resultou na grande vitória do primeiro rei de Portugal.
“Uma data histórica para o concelho, de grande orgulho e afirmação da nossa identidade”, que o Município de Castro Verde escolheu homenagear, no próximo dia 25 de julho, com um programa que se inicia com uma Missa, a partir das 10h00, na Basílica Real, e que será presidida pelo Patriarca de Lisboa e Administrador Apostólico da Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança, Rui Valério.
“Após este momento, pelas 11h30, inicia-se a Romagem ao Padrão da Batalha de Ourique, no sítio de São Pedro das Cabeças, local onde se realiza uma Cerimónia Militar Evocativa, com o hastear da bandeira nacional, a deposição de flores junto ao monumento evocativo e a homenagem aos mortos na Batalha”, explica o município.
As Comemorações do 885º Aniversário da Batalha de Ourique são organizadas pela Câmara Municipal de Castro Verde, em parceria com o Exército Português, e contam com a colaboração da Guarda Nacional Republicana e dos Bombeiros Voluntários de Castro Verde.
A efeméride vai ser também comemorada em Ourique, com um programa que começa com o hastear da bandeira nacional e cante do hino de Portugal, no dia 25 de julho, às 9h00. O momento vai contar com a participação das crianças do ATL, no Edifício Paços do Concelho.
Ainda na parte da manhã, por volta das 10h30, a Biblioteca Municipal de Ourique vai receber a iniciativa “Bibliobatalha - Celebração da Batalha de Ourique”, um ateliê de verão.
Às 18h30, haverá uma homenagem aos antigos funcionários da Câmara Municipal de Ourique, no Miradouro. As celebrações fecham com a atuação do Grupo Coral de Ourique, às 19h00, e um momento musical Coro Polifónico Orikanto, pelas 19h30.
Comente esta notícia
Destaques
PJ investiga incêndio que deixou homem desalojado em Ferreira do Alentejo
PJ detém em Beja suspeito de posse de arma proibida e burla em negócio fictício
CCDRAlentejo: Eleitos da CDU recusam participar na votação perante “negócio” feito entre PS e PSD