Esta exposição é o resultado de 3 laboratórios de expressão artística que contou com a mentoria da Chão Nosso e que tiveram por base as narrativas da memória, as narrativas visuais-fotografia e as expressões criativas pela ilustração.

Esta instalação artística foi construída em torno de uma mão cheia de histórias e imagens partilhadas por 10 pessoas em situação de sem-abrigo, que, de acordo com a Cáritas “nos convocam para a urgência de inventar um outro mundo possível, mais fraterno e mais justo, onde todos, sem exceção, tenham um lugar digno para habitar.

 A exposição aberta ao público em geral, até 30 de dezembro, oferece durante este período algumas sessões para públicos escolares do secundário, conduzidas pelos mentores e pelas pessoas em situação de sem abrigo que participaram neste laboratório, procurando valorizar as suas competências e sensibilizar a sociedade para que tornem visível o invisível com gestos e ações de humanismo e altruísmo.

Recorde-se que Cáritas Diocesana de Beja tem a decorrer o projeto “Estou Tão Perto que Não Me Vês” desde janeiro de 2022 tendo em vista a referenciação, atendimento, acompanhamento e integração da população em situação de sem abrigo no concelho de Beja, num trabalho em rede com vários parceiros. No decorrer desta intervenção, entre janeiro de 2022 e outubro de 2023,  foram sinalizadas por esta equipa um total de 460 Pessoas em Situação de Sem Abrigo, estando atualmente em acompanhamento neste projeto e por esta equipa um total de 88 pessoas.

Este projeto é financiado no âmbito dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) através do Fundo Social Europeu (FSE), em sintonia com a consecução da Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo 2017-2023.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.