Câmara Municipal de Moura vai avançar com segunda edição do PESIM
A Câmara Municipal de Moura prepara-se para avançar com a segunda edição do PESIM – Plano Educativo para o Sucesso e Inovação em Moura. O projeto visa, entre outros objetivos, a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem e a prevenção do abandono e absentismo escolar. A segunda edição da iniciativa vai ser apresentada, esta quinta-feira, a partir das 16h00, na Escola Secundária de Moura.

Foto: C.M. Moura
Em comunicado, a autarquia de Moura explica que o “o PESIM está enquadrado na estratégia do Contrato para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Baixo Alentejo, Prioridade 4 A) Alentejo mais social e inclusivo e na tipologia de intervenção ESO4.11-02-01 – Promoção do Sucesso Educativo, do Programa Regional do Alentejo”.
“Alinhado com o Programa TEIP (Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) do concelho, assim como com o Plano de Desenvolvimento Social e Carta Educativa de Moura, o PESIM tem como objetivo intervir junto das escolas e restante comunidade educativa, com vista à melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, à prevenção do abandono e absentismo escolar e à melhoria do sucesso educativo”, refere ainda.
Neste sentido, o Município conta como parceiros o Agrupamento de Escolas de Moura, o Agrupamento de Escolas Francisco Honrado Pereira (Amareleja) e a Escola Profissional de Moura.
Esta segunda edição do PESIM irá decorrer durante dois anos, até novembro de 2026, e a sua estratégia assenta em quatro eixos: Desenvolvimento, Conhecimento, Exploração, Comunicação e Avaliação.
O projeto é desenvolvido no âmbito de uma candidatura apresentada ao Programa Regional do Alentejo.