A Junta de Freguesia de Cabeça Gorda, entidade promotora, afirma que “este festival procura explorar de forma pedagógica e gastronómica o potencial dos recursos silvestres, com particular enfoque no cogumelo, Amanita Ponderosa-Silarca, que dá nome ao Festival desde 2014.”

Bruno Ferreira, ator, locutor, humorista, escritor, natural de Beja, é o Embaixador do Silarca Festival do Cogumelo desde a sua 3.ª edição (2016).

Do programa da edição deste ano a organização destaca “a segurança alimentar e a possibilidade dos visitantes poderem adquirir as Silarcas, devidamente certificadas por uma equipa formada pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. (INIAV,I.P.) na Lota Micológica, e assistir aos diferentes showcookings que valorizam a riqueza gastronómica deste cogumelo.”

As conversas sobre cogumelos, a biodiversidade e os impactos das alterações climáticas na preservação da fileira micológica são outros assuntos direcionados para a componente da sensibilização junto dos visitantes.

Outra proposta são os tradicionais passeios micológicos e de Geocaching, que se realizam no sábado e domingo pela manhã, os visitantes são acompanhados por apanhadores e podem aprender mais sobre os cogumelos existentes no Parque Biológico e como identificar a Silarca, Amanita Ponderosa, cogumelo que dá o nome ao festival.

O Silarca inclui também diversos stands com produtos da região e a realização do mercadinho, assim como, as exposições de artistas locais dedicadas ao tema do cogumelo.

Nesta edição há também uma forte componente cultural com a atuação de vários grupos musicais de diferentes estilos e sonoridades, aliados à animação de rua constante pela freguesia de Cabeça Gorda.

FOTO: Silarca 2018 (Junta de Freguesia de Cabeça Gorda)

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.