Na 8.ª edição da iniciativa “Quartel Electrão”, realizada pela Eletrão - Associação de Gestão de Resíduos, em parceria com a Liga dos Bombeiros Portugueses, participaram 201 associações de bombeiros de todo o país, diz a associação em comunicado.

De acordo com a Electrão, as associações de bombeiros têm como missão recolher estes resíduos, sensibilizando e mobilizando a população e as empresas para a importância de separar e encaminhá-los corretamente para a reciclagem.

Por cada tonelada recolhida, as associações de bombeiros recebem uma compensação financeira de 75 euros, bem como um incentivo financeiro extra caso recolham mais de 30, 45, e 60 toneladas.

Segundo a Electrão, os resultados desta iniciativa contribuíram de forma positiva para o resultado da rede, que “em 2023 ultrapassou as 20 mil toneladas de equipamentos elétricos usados recolhidos para reciclagem”.

Citado no comunicado, o diretor-geral da associação, Ricardo Furtado, afirma que os bombeiros entregaram para reciclagem cerca de 12% das quantidades recolhidas durante o ano pela rede de recolha própria do Electrão, o que representa “um contributo muito importante para os resultados globais alcançados”.

“Cada vez mais os bombeiros voluntários são um agente de proteção do ambiente em toda a linha, seja pelo trabalho que desenvolvem de proteção da população e das florestas, seja pela sensibilização para a reciclagem de pilhas, baterias, lâmpadas e equipamentos elétricos usados”, diz o responsável.

Muitos destes resíduos contêm elementos perigosos que, se não forem corretamente tratados, impactam negativamente o ambiente e a saúde humana, explica.

Por sua vez, o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, António Nunes, realça que esta iniciativa “permite almejar a obtenção de apoios para suporte” da missão dos bombeiros e, por outro lado, permite-lhes cumprir a “responsabilidade ambiental que lhes cabe como simples cidadãos”.

O projeto Quartel Electrão começou há 12 anos e já permitiu a recolha e envio para reciclagem de mais de 14 mil toneladas de pilhas, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados.

A 9.ª edição da iniciativa arrancou em janeiro deste ano e termina a 30 de novembro, com a participação de associações de bombeiros de todo o país, que têm “a oportunidade de continuar o trabalho de apoio à comunidade e proteção do ambiente”, adianta o comunicado.

A Electrão é uma associação de gestão de resíduos responsável por três dos principais sistemas de recolha e reciclagem de resíduos: embalagens, pilhas e equipamentos elétricos usados, com uma rede de recolha com mais de 11.000 pontos em todo o país.

“A sua principal missão é assegurar a reciclagem dos resíduos recolhidos, contribuindo para a minimização do impacto ambiental e para um reaproveitamento dos materiais que os constituem promovendo a economia circular”, conclui a nota.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.