Ainda hoje, às 18.30 horas, também na Sé realiza-se a Missa da Vigília e às 22.30 horas, a Missa do Galo, na Igreja do Carmo.

Amanhã, Dia de Natal, há missas às 10.00 horas, na Igreja de Santa Maria, às 10.30 horas, na Igreja do Carmo, às 11.30 horas, na Sé com a presença do Bispo D.João Marcos e às 12.00 horas, na igreja do Carmo.

Da parte da tarde a Missa realiza-se, às 18.00 horas, na Igreja do Carmo e às 18.30 horas, na Igreja da Sé.

Missa do Galo:
A expressão “Missa do Galo” é específica dos países latinos e deriva da lenda ancestral segundo a qual à meia-noite do dia 24 de dezembro um galo teria cantado fortemente, como nunca ouvido de outro animal semelhante, anunciando a vinda do menino Jesus.

Uma outra lenda, de origem espanhola, conta que antes de baterem as 12 badaladas da meia-noite de 24 de dezembro, cada lavrador da província de Toledo, em Espanha, matava um galo, em memória daquele que cantou quando São Pedro negou Jesus três vezes, por ocasião da sua morte. A ave era depois levada para a Igreja a fim de ser oferecida aos pobres que viam, assim, o seu Natal melhorado. Era costume, em algumas aldeias espanholas, levar o galo para a Igreja para este cantar durante a missa, significando isto um prenúncio de boas colheitas.

Outra origem da expressão é citada com o facto da Missa do Galo normalmente terminar muito tarde e por isso quando as pessoas voltavam para casa, os galos já estavam a cantar.


Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.