Valorização do Cardo é tema de Simpósio em Beja
O auditório dos Serviços Comuns do Instituto Politécnico de Beja recebe, na próxima quinta-feira, o II Simpósio de Valorização do Cardo-seminário de encerramento do projeto MedCynaraBioTeC.
Uma iniciativa de divulgação do conhecimento científico e tecnológico em
torno da valorização do Cardo desenvolvida pelo Centro de Biotecnologia
Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) conjuntamente com o Instituto
Politécnico de Beja, Universidade de Évora e a Faculdade de Ciências da
Universidade de Lisboa.
Neste Simpósio, a planta cardo, um recurso endógeno, bem-adaptado ao nosso país e à nossa região, volta a estar em destaque. As suas múltiplas funcionalidades e oportunidades de valorização serão abordadas através da realização de 2 painéis. “Diversidade e Genética do Cardo” centra atenções na caraterização genética, molecular, fenotípica, e bioquímica, constituindo o primeiro alicerce do que será um futuro programa de melhoramento genético em cardo e a “Valorização Biotecnológica da Cadeia de Valor do Cardo” apresenta novas potenciais aplicações para extratos da planta, desde utilizações com potencial farmacológico, agroalimentar, e agronómico, numa perspetiva de utilização industrial.
Através deste evento pretende-se reforçar a importância da investigação, e da utilização dos seus resultados, como instrumento de capacitação e de potenciação do desenvolvimento dos territórios em torno da valorização económica da planta do cardo.
O projeto MedCynaraBioTeC – Seleção de Genótipos de Cynara cardunculus para novas aplicações biotecnológicas: potenciar a cadeia de valor do cardo, uma cultura mediterrânica bem-adaptada – é uma abordagem técnico-científica para transformação de um recurso endógeno numa cultura agroindustrial, fonte de vários compostos de interesse biotecnológico. É um projeto cofinanciado pelo Programa Operacional do Alentejo 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Comente esta notícia
Destaques
População da Cabeça Gorda acorda sobressaltada com "balbúrdia" de operação da PJ
Alentejo: Rede criminosa desmantelada pela PJ controlava 500 imigrantes, nem todos vítimas
Abrigo noturno temporário para pessoas em situação de sem-abrigo ativado em Beja
