Rita Calvário é investigadora no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), no Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território (DINÂMIA’CET). A sua investigação centra-se nos movimentos sociais agrários, transformações rurais e sistemas alimentares, considerando a relação entre ecologia, desigualdades, território e política. Atualmente estuda as relações de género na agricultura em Portugal, com foco nas mulheres agricultoras e assalariadas, numa perspetiva histórica e contemporânea.

Cecília Honório é doutorada em História e Teoria das Ideias, na especialidade de História das Ideias Políticas, professora de História no ensino secundário e investigadora no CHAM-NOVA FCSH, onde colabora na Revista de Ideias e Cultura. Os seus interesses incluem pensamento político e história das mulheres, nomeadamente: ideário do liberalismo; populismos, extrema-direita e agenda antifeminista; educação das raparigas; organização das mulheres na luta antifascista no segundo pós-guerra.

A conferência, “analisa a participação política das mulheres rurais na Revolução Portuguesa (1974-75) e o impacto deste processo na conquista de direitos e na sua emancipação.”

Esta conferência surge integrada no ciclo “Terra e Paisagens no Sul”, promovido pela Câmara Municipal de Beja, EDIA e CCDRAlentejo, conta ainda com o apoio da Associação para a Defesa do Património Cultural da Região de Beja e da Universidade Sénior de Beja. 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.