No ano em que se assinalam os 300 anos da morte de Mariana Alcoforado, a Câmara de Beja preparou diversas manifestações culturais. A exposição que agora é apresentada pretende mostrar como a atribuição da obra ‘Lettres Portugaises traduites en François’ ou ‘Cartas Portuguesas’, como foram designadas em Portugal, à freira de Beja vem agitar o mercado da bibliofilia e das Artes em Portugal e mais concretamente, em Beja. Mariana despertou paixões entre mecenas, colecionadores e artistas e a cidade é, em sua homenagem, a ‘cidade do Amor.’

A exposição divide-se em duas áreas complementares, uma bibliográfica que conta a história de Mariana Alcoforado e do livro “Lettres Portugaise traduites en François” e a outra artística que dá uma “visão abrangente” de como os artistas se debruçaram sobre o tema, desde Matisse a Lima de Freitas, sem esquecer os artistas da região.

A exposição, que vai ficar patente ao público até 30 de dezembro, conta com curadoria de Marta Páscoa e Paulo Monteiro e design gráfico de Manuel Paula.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.