A primeira iniciativa está agendada para as 10.30 horas, uma conversa em torno do tema “Prescrição Cultural: cruzar a arte com o bem-estar”.

A ideia é proporcionar uma “reflexão sobre a Prescrição Cultural enquanto prática emergente que cruza arte, cultura e saúde, colocando o bem-estar individual e coletivo no centro da ação. “A partir de diferentes experiências no território do Alentejo e em contextos artísticos e clínicos diversos, o debate reúne profissionais da saúde mental, da cultura e da mediação artística para discutir o impacto da participação cultural na promoção da saúde, na prevenção da doença e no combate ao isolamento social.
Paulo Barbosa (Psiquiatra, ULS Baixo Alentejo), Miguel Magalhães (Prescrição Cultural em Beja), Ana Isa Coelho (CIMAC), Patrícia Claudino (Psicóloga, Prescrição Cultural Alentejo Central) e Cláudia Lopes (Diretora Artística, Manicómio), são os convidados desta conversa que conta com moderação a cargo de Ana Matos Pires (Coordenadora Regional da Saúde Mental da Administração Regional de Saúde do Alentejo).

A partir das 12.30 horas há teatro com a apresentação da peça “A Floresta” realizada pelos utentes da Prescrição Cultural em Beja, com a orientação artística da Companhia do Sueste.

Da parte da tarde, pelas 15.00 horas, realiza-se o workshop de teatro "O cuidar como ato criativo: arte e saúde" orientado por Miguel Magalhães, da Companhia do Sueste.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.