O ETAP-C faz parte do Programa de Transporte Aéreo Tático Europeu (ETAP), desenvolvido com o objetivo de melhorar a capacidade operacional de transporte aéreo dos países europeus, promovendo uma maior interoperabilidade entre as nações que contribuem para a defesa dos céus da Europa.

São 422 os militares, oriundos de sete distintas nações, que estão a participar neste exercício. A Força Aérea Portuguesa está a ser representada pelas aeronaves C-130H e KC-390, das Esquadras 501 – "Bisontes" e 506 – "Rinocerontes", respetivamente.

Pelos céus de Portugal também vai ser possível observar as aeronaves A-400M da Bélgica e do Luxemburgo, um CN235 francês, um C-130J italiano, um A-400M alemão e um C-130 da Polónia.

O programa proposto neste exercício visa fornecer às tripulações participantes um curso abrangente de táticas de transporte aéreo, destinado a aprimorar o conhecimento tático, ampliar a capacidade de atuação em cenários complexos e aumentar a sobrevivência em ambiente operacional hostil.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.