Beja: Concluído sistema solar fotovoltaico na sede da EDIA
A EDIA deu por concluída a instalação de um sistema solar fotovoltaico na sua sede, em Beja, terminando assim a cobertura da totalidade do edifício.
O edifício, inaugurado em 2001, tem 4.875 m² de área útil distribuídos por três pisos, acolhe cerca de 120 colaboradores e recebe diariamente um elevado número de visitantes e utilizadores dos serviços da Empresa.
A instalação do sistema solar fotovoltaico faz parte do plano de melhoria do desempenho energético do edifício, que inclui a modernização dos sistemas de iluminação, entre outras medidas de eficiência.
A instalação fotovoltaica permite a produção de energia elétrica para autoconsumo, reduzindo significativamente a dependência da rede e os custos operacionais associados ao seu funcionamento diário, nomeadamente climatização, equipamentos técnicos, sistemas de IT e carregamento de veículos elétricos.
Com a implementação das medidas de eficiência previstas, prevê-se uma redução anual do consumo de energia primária, assim como, das emissões de gases com efeito de estufa. Há também uma melhoria da classe energética do edifício.
Este projeto é financiado no âmbito de candidatura aprovada no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do Fundo Ambiental.
Comente esta notícia
Destaques
De Beja para Times Square: dois bejenses na cerimónia do “Ring the Bell” da Nasdaq em Nova Iorque
Ministra Graça Carvalho diz que "Beja é seguramente a capital de distrito mais abandonada do país e isso não pode continuar"
GNR detém em Beja seis estrangeiros por suspeita de permanência ilegal no país
