Foto: C.M. Beja

Promovido desde 2007, pela Rede Portuguesa de Moinhos e pelo projeto Etnoideia, o Dia Nacional dos Moinhos serve para relembrar o valor histórico e patrimonial destas construções que aproveitam a energia do vento ou da água para moer cereais. 

Vários moinhos do país abrem portas neste dia, como é o caso do Moinho Grande, construído em 1872 junto à cidade de Beja. Durante este domingo, quem quiser pode conhecer o seu interior, onde pode encontrar uma oficina de pão, seguida de uma sessão de poesia à sombra do Moinho Grande, com convidados e ao som da música de Ana Santos. 

Mas Beja não é o único local a comemorar. Ainda no distrito, em Odemira o dia foi antecipado e durante este fim de semana o Moinho da Longueira vai estar aberto ao público, juntando-se hoje ao programa de visitas o Moinho de Odemira.

Em Castro Verde, o protagonista é o Moinho de Vento do Largo da Feira, que esteve inativo durante 60 anos mas foi recuperado e em 2003 voltou a moer. Os castrenses, ou quem vai de passagem, podem visitá-lo este domingo, entre as 14h00 e as 18h00. 

Galeria de fotos

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.