Aldeagar, uma palavra popular que evoca o vaguear sem pressas, é um “projeto de valorização do território rural assente em áudio-guias narrados e experiências de realidade aumentada, acessíveis através de painéis informativos com QR Codes instalados em cada uma das 15 aldeias.”

Em cada aldeia são partilhadas histórias que se ouvem com tempo misturando património, tradição e oralidade. Aquilo que se pretende é que o “visitante possa caminhar livremente pela aldeia escutando estas pequenas peças sonoras, semelhantes a episódios de um podcast.”

Usando a aplicação móvel Aldeagar, gratuita e disponível brevemente para Android e iOS, também é possível aceder, em cada aldeia, a um informante local espelhado em realidade aumentada que aparecerá no ecrã do telemóvel para contar uma história do lugar.

A apresentação é feita nas aldeias nos dias 22 e 23 de agosto, a app e o website ficam disponíveis no dia 25. Os conteúdos vão estar acessíveis em três línguas, português, espanhol e inglês.

O projeto da autarquia de Beja com conteúdos desenvolvidos por uma equipa multidisciplinar é financiado pelo programa Transformar Turismo (Turismo de Portugal, I.P.).

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.