A Banda Filarmónica de Odemira inicia o dia de aniversário com a homenagem aos músicos e sócios falecidos, numa Romagem ao Cemitério, marcada para as 10.30 horas, segue-se uma arruada pelas principais ruas da vila. Para as 11.15 horas está prevista a execução do hino frente à sede da Banda, na Casa do Povo de Odemira.

A autarquia odemirense recorda, em nota de imprensa, que a “Banda Filarmónica de Odemira e a sua Escola de Música foram fundadas em 15 de dezembro de 1989, nas instalações da Junta de Freguesia de Santa Maria. Os primeiros passos foram dados pelo Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria à data, Manuel Maria dos Reis, e por José Inocêncio Silvestre e António Cansado. Por força da grande afluência de jovens interessados na música, a banda foi instalada na antiga Sociedade Recreativa e, cerca de quatro anos mais tarde, instalou-se na Casa do Povo de Odemira, local que continua a ser a sede da Banda.”

Trata-se de uma associação sem fins lucrativos, que se dedica ao ensino gratuito da música, com foco nas crianças e jovens. Através da sua Escola de Música, são dinamizadas aulas de instrumento, formação musical e classe de conjunto, ações de sensibilização e divulgação da escola junto da comunidade, audições e espetáculos. A Banda tem representado o concelho de Odemira por todo o país, destacando-se as participações em festivais e desfiles. Em 2015, o Município de Odemira distinguiu a Banda Filarmónica com a Medalha Municipal de Mérito.

Desde 2016, tem promovido o Estágio de Sopros e Percussão do Sudoeste Alentejano, que reúne mais de 100 participantes. Daniel Batista é o maestro da Banda Filarmónica de Odemira, que conta atualmente com cerca 40 músicos, na sua maioria jovens. A Escola de Música dinamiza aulas gratuitas de formação musical e instrumento, contando com 60 alunos.

 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.