Baixo Alentejo: Laboratório Colaborativo dos CLAS aponta soluções sociais para o futuro
O Centro UNESCO, em Beja, recebeu uma reunião do Laboratório Colaborativo dos CLAS (Conselho Local de Ação Social) do Baixo Alentejo). Neste encontro, que reuniu mais de 30 participantes, foram definidas algumas medidas sociais a implementar no território.

Esta iniciativa dirigida a técnicos da Rede Social dos 13 municípios do Baixo Alentejo e a técnicos do Programa Radar Social, foi promovida pelo Grupo Operativo da Plataforma Supraconcelhia do Baixo Alentejo (PSCBA), coordenado pela CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, e integrado pelo Instituto da Segurança Social, I.P. (Centro Distrital de Beja), Unidade de Saúde Pública – ULSBA, IEFP, Instituto Politécnico de Beja, ESDIME e pelos CLAS de Ourique, Aljustrel e Cuba.
Com a dinamização a cargo da ESDIME, entidade integrante do Grupo Operativo, o Laboratório desenvolveu-se através de dinâmicas participativas, fomentando a reflexão conjunta e a definição de novas perspetivas para o futuro da intervenção social no Baixo Alentejo.
Neste encontro foi reforçado “o espírito de cooperação, promovendo o trabalho em rede e a articulação interinstitucional, essenciais para responder de forma integrada aos desafios sociais do território.”
Esta ação faz parte dos trabalhos que estão a ser desenvolvidos do Grupo Operativo para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Social Supraconcelhio.