Alvito: Bactéria ‘legionella’ detetada nos balneários do pavilhão gimnodesportivo
A bactéria ‘legionella’ foi detetada nos balneários do pavilhão gimnodesportivo de Alvito, no distrito de Beja. Por precaução, os balneários de água quente estão encerrados temporariamente, revelou hoje fonte da unidade de saúde pública.
Em declarações à agência Lusa, a coordenadora da Unidade de Saúde Pública da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), Sara Duarte, indicou que a ‘legionella’ foi detetada durante os procedimentos habituais de controlo da bactéria.
“A câmara municipal identificou a presença ambiental da bactéria ‘legionella’ nos balneários do pavilhão gimnodesportivo de Alvito”, adiantou a médica, referindo que o município comunicou a situação à Saúde Pública na quarta-feira.
A Lusa contactou o presidente da Câmara de Alvito, José Efigénio, que remeteu para o vice-presidente do município, Nuno Azougado, que a Lusa tentou contactar sem sucesso
Nas declarações à Lusa, a coordenadora da Unidade de Saúde Pública da ULSBA realçou que os balneários do gimnodesportivo estão interditos, pelo menos, até à realização de novas análises.
“Já estão a ser tomadas medidas corretivas, como choques térmico e químico, e serão agendadas para os próximos dias novas colheitas para avaliar as medidas”, acrescentou.
Segundo a médica coordenadora da Unidade de Saúde Pública, até agora, “não há casos da doença reportados”.
A bactéria 'legionella' é responsável pela doença dos legionários, uma forma de pneumonia grave que se inicia habitualmente com tosse seca, febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória, podendo também surgir dor abdominal e diarreia.
Podendo ser contraída por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada, a infeção, apesar de grave, tem tratamento efetivo.
De acordo com o regulamento de utilização, consultado pela Lusa no ‘site’ do município, o pavilhão gimnodesportivo é propriedade do Ministério da Educação e a sua utilização está acessível à comunidade escolar, coletividades e população em geral.

