“Crónicas do Lidador” reuniu um conjunto de textos avulsos relacionados com a problemática da Justiça e da comunicação desta com a sociedade envolvente.

Nasceram de circunstâncias concretas relacionadas com o exercício do cargo de Juiz Presidente da Comarca de Beja, e nessa medida destinaram-se em primeiro lugar ao público de alguma forma ligado ao meio judiciário. Todavia, está neles sempre presente a preocupação de dialogar também com o cidadão comum, porque é este o destinatário final da administração da Justiça.

Após cessar essas funções o autor decidiu fazer a recolha desses escritos querendo sobretudo deixar documentada uma ação que se prolongou no tempo e em que investiu muito de si mesmo. Quis desta forma sublinhar um pensamento, talvez ingénuo, mas que no essencial mantém: é possível melhorar a comunicação da Justiça. 

José Lúcio tem 62 anos, é natural de Oriola, Portel, atualmente é Juiz Desembargador no Tribunal da Relação de Évora.

Foi Juiz Presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Beja entre Junho de 2014 e Dezembro de 2020.
Anteriormente exerceu funções como Juiz de Direito em Portalegre, Moita, Mogadouro, Torres Novas, Porto e Évora (Círculo Judicial de Évora, 2º Juízo Cível da Comarca de Évora e Tribunal de Instrução Criminal de Évora).

Foi docente no Externato Irene Lisboa (Arruda dos Vinhos), no IPU-Instituto de Preparação para a Universidade e na Universidade Livre (Lisboa).

Estudou no Liceu Nacional de Évora e na Faculdade de Direito de Lisboa.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.