A ideia é divulgar o projeto junto dos milhares de visitantes que são esperados e sensibilizar a população para a sua importância na preservação do meio ambiente.

O sistema de recolha seletiva porta-a-porta está implementado nos cinco municípios da área de intervenção da AMCAL - Cuba, Alvito, Vidigueira, Portel e Viana do Alentejo, e faz a recolha porta-a-porta de embalagens, latas, plásticos, vidro, papel e cartão, cobrindo cerca de 94% de todo o território abrangido pela AMCAL.

Na Feira Anual de Cuba, a AMCAL vai no seu stand, sensibilizar os visitantes, muitos deles residentes na área abrangida pelo sistema “Separar sem Parar”, para a importância de fazerem a separação dos resíduos e de aderirem ao sistema de recolha porta-a-porta, caso ainda não o tenham feito.

Para além da demonstração pública dos seus resultados operacionais obtidos ao longo dos anos, a AMCAL quer deixar de forma clara quais são as vantagens da reciclagem e do sistema de recolha Porta-a-Porta, implementado no seu território, demonstrando que estão a ser cumpridos os objetivos ambientais, quais os desafios futuros na área da gestão dos resíduos urbanos até 2030 e ainda qual é o seu Plano Estratégico de Investimentos até 2030.

Vítor Picado, Secretário-Geral da AMCAL, afirma que “É importante e fundamental estarmos presentes, na Feira Anual de Cuba, para desta forma, podermos contatar de perto com a população, permitindo que os técnicos da AMCAL possam promover a adesão da população residente, que ainda não aderiu, ao sistema de recolha seletiva Porta-a-Porta, esclarecendo e motivando, todos de uma forma direta, sobre quais são as soluções para a gestão de resíduos urbanos na região da AMCAL, assim como, quais são as nossas diferentes áreas de atividade”.

Com esta participação, na Feira de Cuba, há ainda uma interação direta com os visitantes, que também podem ganhar prémios através da App “reciclar, jogar e ganhar”, uma das formas escolhidas pela Associação para salientar a temática do ambiente, da economia circular, destacando a gestão de resíduos e uma cada vez mais importante gestão dos recursos ambientais.

Ainda segundo Vítor Picado “este contato de proximidade com as populações, é precisamente, um dos meios que nos faz crescer mensalmente as recolhas seletivas, aumentar mensalmente o nível de reciclagem no nosso território. E, isso deixa-nos muito confiantes de que vamos continuar a crescer no número de aderentes, tornando os cinco concelhos integrantes da AMCAL num exemplo na defesa do meio ambiente, no Alentejo e em Portugal”.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.