Segundo a Junta de Freguesia de Amareleja “o ilustrador Fábio Pires, natural e residente na nossa freguesia, sugeriu este trabalho, o qual se decidiu levar adiante”. É ainda acrescentado que a Junta de Freguesia “preparou a parede e adquiriu os materiais necessários, sendo o trabalho do Fábio, totalmente, gratuito.”

A terra natal de Eunice Moñuz já lhe tinha feito, em 2021, ainda a atriz era viva, uma outra homenagem com a inauguração da Casa da Memória de Eunice Muñoz.

Eunice Muñoz nasceu em Amareleja, no concelho de Moura, em 1928, morreu, em abril de 2022. Filha e neta de atores de teatro e de artistas de circo, ao longo da carreira Eunice Muñoz entrou em perto de duas centenas de peças, trabalhou com cerca de uma centena de companhias, segundo a base de dados do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e, no cinema e na televisão, o seu nome está associado a mais de oito dezenas de produções de ficção, entre filmes, telenovelas e programas de comédia.

Eunice Muñoz foi condecorada, em 2021, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, cerca de três anos depois de ter recebido a Grã Cruz da Ordem de Mérito.

Comente esta notícia

Actriz da maior nomeada no teatro, cinema e televisão de Portugal, no seu tempo. Também esteve a viver no Vale de Santarém, durante quase dois anos, quando o teatro desmontável da família ali se radicou, apresentando peças que tiveram grande audiência. Por proposta da Associação Cultural Vale de Santarém-Identidade e Memória, a Assembleia de Freguesia do Vale de Santarém aprovou um voto de LOUVOR a Eunice Muñoz, nos 80 anos da sua actividade artística, e associando-nos à homenagem nacional que lhe foi tributada, nessa altura, relevando também essa presença, no período iniciático da sua carreira, passado entre nós.

Manuel João Pereira Sá

14/08/2023

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.