José Efigénio, presidente da Câmara Municipal de Alvito, aproveitou o momento para saudar todos os alunos e referir que deseja que a Universidade Sénior seja “um local de aprendizagem, mas sobretudo de convívio e socialização e da promoção de um envelhecimento ativo e saudável."

A sessão ficou também marcada pela apresentação das disciplinas e dos professores e ainda com uma sessão de contos com Margarida Junça.

Este projeto é inteiramente financiado pela Câmara Municipal de Alvito, através de um protocolo com a Associação Tempo Brilhantes, estando prevista a realização uma candidatura a um programa do Portugal Inovação Social.

A Universidade Sénior de Alvito pretende ser uma resposta social e cultural ao envelhecimento ativo e saudável da população, que se apresenta como uma estratégia centrada no bem-estar das pessoas mais velhas e na maximização da sua participação e do seu contributo na e para a sociedade.

Esta Universidade Sénior visa criar e dinamizar regularmente atividades culturais, educacionais, de lazer e convívio, num contexto de formação ao longo da vida. Trata-se de um projeto que se destina a adultos com idade igual ou superior a 50 anos, independentemente do seu nível de escolaridade.

Apoio Psicossocial, Clube de Leitura, Atividade Física, Nutrição, Psicomotricidade; Cante Alentejano, Tuna, Artes de Palco, Walking Football, Hidroginástica, Projetos, Tecnologias da Informação e Comunicação e Cidadania são as disciplinas disponíveis este ano letivo que conta já com cerca de quarenta inscrições. As aulas vão decorrer entre Vila Nova da Baronia e Alvito.

A Universidade Sénior de Alvito pertence à Rutis, Associação que une e representa as Universidades e Academias Seniores portuguesas.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.