Alvito: autarquia retomou projeto de dinamização da pequena agricultura
A Câmara Municipal de Alvito, em colaboração com a ESDIME-Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste, retomou o projeto de dinamização da pequena agricultura local, que tinha sido suspenso devido à pandemia Covid-19.
Este projeto, que
surge no âmbito da aprovação do Plano de Intervenção no Espaço Rústico do
Trancoso e Fonte da Telha, pretende incentivar a reabilitação das culturas
hortícolas, numa zona particularmente representativa da economia tradicional
das hortas, com o valor acrescido do regadio.
São várias as vertentes
deste projeto com destaque para os circuitos curtos agroalimentares, que pretende
estimular a produção local de hortofrutícolas para abastecimento das
instituições locais, promover a pequena agricultura de base familiar, como
atividade económica associada ao regadio.
Pretende também traçar
uma estratégia para uma alimentação saudável, tendo em vista a divulgação de
boas práticas alimentares, ações nas escolas, recolha de receitas tradicionais,
eventos de divulgação, assim como como o reforço da identidade local, através
da recuperação da produção local das antigas variedades de leguminosas,
estabelecendo formas de apoio à produção com uma divulgação associada à Feira
dos Santos e comércio local.
Outra vertente do projeto
é a “colaboração na ação” com o objetivo de promover a cooperação entre
instituições, a partilha de informação e experiências, trabalho em rede, novos
horizontes e finalmente a recuperação de produções tradicionais.
Neste projeto as várias variedades de feijão, outrora uma cultura agrícola incontornável no concelho, voltam a assumir protagonismo, a ideia é que o feijão tenha novamente importância na produção local.
Comente esta notícia
Destaques
Investimento de 400ME coloca mina de Aljustrel “na linha da frente da mineração”
Feira do Campo de Aljustrel pode ganhar dimensão mineira e energética
Praia Fluvial de Albergaria dos Fusos hasteou Bandeira Azul e Bandeira Praia Acessível
