Este encontro da responsabilidade da Autoridade de Gestão do Programa Regional Alentejo 2023 reúne entidades líderes, parceiros institucionais e especialistas para refletir sobre estratégias de desenvolvimento sustentável, valorização dos recursos endógenos e impacto territorial das políticas públicas.

A câmara de Almodôvar lidera a Estratégia de Eficiência Coletiva “Território Regenerativo: Agrofloresta Multifuncional” no âmbito do Alentejo 2030, aprovada em abril de 2025. Promover a regeneração ambiental, económica e social do território, através da implementação de sistemas agroflorestais multifuncionais, resilientes e economicamente viáveis é o principal objetivo da EEC.

Durante a manhã realizasse uma reunião das entidades líderes das Estratégias PROVERE, no Convento de Nossa Senhora da Conceição, em Almodôvar;

Da parte da tarde, no Cineteatro Municipal, há sessões abertas, incluindo a sessão de abertura institucional, uma conferência dedicada ao papel da governação no desenvolvimento territorial e workshops temáticos centrados na cultura enquanto recurso económico e identitário e nas práticas regenerativas como valorização dos recursos endógenos.

De acordo com a auaqtruia almodovarense “a realização do II Encontro da Rede PROVERE 2030 em Almodôvar reforça a aposta da Autoridade de Gestão do Alentejo 2030 numa governação colaborativa e numa execução integrada da Estratégia de Eficiência Coletiva, alinhada com os objetivos de coesão, sustentabilidade e inovação previstos no Portugal 2030, afirmando o concelho como território ativo na promoção do desenvolvimento sustentável.”

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.