Este anúncio vem dar resposta ao desafio lançado pela Comissão Europeia, em janeiro de 2023, de incentivo ao aproveitamento do talento nas regiões da Europa, por forma a combater as mudanças demográficas marcadas pelo envelhecimento da população, taxas de natalidade em declínio e êxodo de jovens qualificados de várias regiões.

Ceia da Silva, falava na abertura do Seminário de Avaliação dos Fundos Europeus: dos Resultados do 2020 ao Plano de Avaliação do 2030, que decorreu, na última quinta-feira em Évora.

De acordo com Ceia da Silva o Alentejo é a primeira região do país e uma das primeiras da União Europeia a apresentar a candidatura para atração de talentos procurando com isso “criar um ambiente propício para a formação e retenção de talentos, incluindo investimentos em educação, investigação e desenvolvimento, apoio a empresas locais e empreendedores. Isso também envolve a concessão de bolsas de estudo e o fomento de incubadoras de startups e centros de inovação, para que os nossos jovens possam construir a sua carreira e assim contribuir para o crescimento económico do Alentejo”.

“A União Europeia está comprometida com a coesão e o desenvolvimento regional equitativo. O Mecanismo de Reforço de Talentos representa uma forma de garantir que o Alentejo não seja deixado para trás e participe plenamente dos benefícios dos fundos europeus, contribuindo para a redução das disparidades económicas no continente”, referiu Ceia da Silva, que acrescentou “Não devemos subestimar o impacto de investir na nossa população. O Alentejo tem talentos incríveis que, com o apoio adequado, podem desempenhar um papel fundamental na construção de um futuro próspero para a nossa região”.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.