Alentejo 2030 abre candidaturas para apoio a investimentos em proteção civil e gestão de riscos
O programa Alentejo 2030 abriu candidaturas ao aviso do concurso Apoio a Investimentos em Proteção Civil e Gestão Integrada de Riscos, com uma dotação total de 7,5 milhões de euros, para fortalecer as capacidades operacionais,
De acordo com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, em comunicado, os 7,5 milhões de euros são financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) a uma taxa máxima de cofinanciamento de 85%.
O programa “foca-se em investimentos que promovam a adaptação às mudanças climáticas e a resiliência perante desastres naturais, incluindo eventos como erosão, galgamento, inundações, secas e incêndios rurais”, explicou a CCDR do Alentejo.
“A meta é fortalecer as capacidades operacionais, incluindo antecipação, reação e recuperação em face de tais eventos, alinhando-se com a Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva 2030”, esclareceu.
Segundo a CCDR, este aviso “contribui para o objetivo do Alentejo mais Verde, uma das prioridades do programa” Alentejo 2030.
Neste âmbito, acrescentou, serão apoiadas ações em áreas como o investimento em infraestruturas e meios para prevenção e combate a incêndios rurais, o desenvolvimento de planos de prevenção e gestão de riscos e de implementação de sistemas de monitorização, o planeamento e alerta em proteção civil.
O processo de candidaturas decorrerá em nove fases, entre 29 de novembro de 2024 e 05 de setembro de 2025 (datas de encerramento) e as dotações financeiras serão atribuídas e distribuídas entre as cinco Comissões Intermunicipais do Alentejo (CIM).
A dotação financeira da CIM Alto Alentejo será de 1,5 milhões de euros, a CIM Alentejo Central ficará com 1,6 milhões de euros, a CIM Alentejo Litoral com 821 mil euros, a CIM Baixo Alentejo com 1,3 milhões de euros, e a CIM Lezíria do Tejo com 2,1 milhões de euros.
De acordo com a CCDR, podem candidatar-se ao financiamento entidades públicas e associações com projetos de proteção civil enquadrados nos Planos de Ação dos Investimentos Territoriais Integrados das Comunidades Intermunicipais da região Alentejo.
Comente esta notícia
Destaques
População da Cabeça Gorda acorda sobressaltada com "balbúrdia" de operação da PJ
Alentejo: Rede criminosa desmantelada pela PJ controlava 500 imigrantes, nem todos vítimas
Abrigo noturno temporário para pessoas em situação de sem-abrigo ativado em Beja

