O Executivo Municipal permanente participou nesta 2ªfeira na viagem experimental do “Nónio”, designação dada a este serviço de transporte coletivo da Câmara Municipal, tendo por inspiração o dispositivo inventado pelo matemático e astrónomo alcacerense Pedro Nunes, e percorreu um dos percursos a ser efetuado.

De acordo com o autarca Vítor Proença “Trata-se de uma grande iniciativa social, em que as pessoas são colocadas em primeiro lugar; quando muitos municípios no país fogem a esta responsabilidade, a Câmara Municipal de Alcácer do Sal constitui-se como operador municipal e assume a 100% a gestão direta deste serviço de transporte urbano, que ajudará a população dos bairros, sem meios próprios para tal,  a deslocar-se à cidade, além de apoiar os munícipes que aqui vivem, mas que enfrentam a difícil orografia, que torna complexa a caminhada em certas zonas.

Para o presidente do município de Alcácer do Sal “este projeto ambicioso é também inclusivo, na medida em que cada autocarro pode transportar uma cadeira de rodas” tendo ainda destacado que os motoristas dos autocarros são funcionários do Município e estão familiarizados com os percursos determinados e toda a cidade e bairros.

 

Os dois novos autocarros, adquiridos pela autarquia propositadamente para este efeito, vão percorrer três circuitos nos dias úteis, entre as 7.00 e as 13.00 horas, com passagens pelo centro da cidade a cada 30 minutos.

Atendendo às medidas preventivas da propagação da COVID-19, os autocarros cumprirão a lotação de dois terços e todos os requisitos de segurança emanados da Direção Geral da Saúde.

 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.