A albufeira de Alqueva armazenava 83,27% da sua capacidade total, ao registar a cota 148.88m. Estes dados, referentes às 8.00 horas do dia de ontem, foram divulgados pela EDIA.

Esta cota corresponde a uma subida exata de 3 metros, em relação ao valor registado no dia 1 de fevereiro, e representa um armazenamento de 3455.78 hm3.

José Pedro Salema, presidente da EDIA, afirma que este aumento fica a dever-se sobretudo à chuva destes primeiros dias de fevereiro, embora os meses de outubro e novembro também tenham sido “generosos”.

Para já não é possível projetar o futuro porque a chuva não é sempre igual, ainda mais quando falamos de uma “bacia” muito grande. De acordo com José Pedro Salema, entre outubro e final de janeiro, a albufeira de Alqueva subiu 2,70 metros, agora só nos primeiros 10 dias de fevereiro, a subida registada foi de 3 metros.

O presidente da EDIA considera ainda que, se o inverno continuar assim, é possível chegar a breve trecho, ao armazenamento máximo, mas tudo depende naturalmente da quantidade de chuva nos próximos tempos.

Foto: EDIA

Galeria de fotos

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.