Agrupamento de Escolas de Aljustrel vencedor do Concurso Euroscola
O Agrupamento de Escolas de Aljustrel, em representação do distrito de Beja, sagrou-se vencedor da final do concurso Euroscola, assim como outras duas escolas dos distritos de Coimbra e Lisboa.
A sessão nacional 2023 foi subordinada ao tema “Prevenir a
Corrupção: Uma causa de todos!”, os vencedores ganham uma visita ao Parlamento Europeu em
Estrasburgo.
O Instituto Português do Desporto e Juventude, em parceria com o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, as Assembleias Legislativas dos Açores e Madeira e suas Direções Gerais e a Assembleia da República, promovem, anualmente, a realização do Concurso Euroscola, que visa proporcionar uma experiência do funcionamento das instituições europeias, nomeadamente do Parlamento Europeu, trazendo à consciência o papel essencial da cidadania ativa dos e das jovens e do seu lugar como intervenientes centrais na Europa.
O Euroscola inicia-se, todos os anos, em janeiro, com uma sessão distrital ou regional, onde é selecionada uma escola para a sessão nacional. Cada escola candidata-se, com dois alunos do 10.º ou 11.º ano, que, através de um trabalho escrito, abordam o tema anual em discussão.
Na sessão nacional, a abordagem é apresentada oralmente, de forma criativa, perante um júri, este ano, constituído por Cristiana Ferreira, Deputada à Assembleia da República, Katalin Gonczy, representante do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e Ana Rita Moreira, representante da Associação All4Integrity.
Comente esta notícia
Destaques
PJ investiga incêndio que deixou homem desalojado em Ferreira do Alentejo
PJ detém em Beja suspeito de posse de arma proibida e burla em negócio fictício
CCDRAlentejo: Eleitos da CDU recusam participar na votação perante “negócio” feito entre PS e PSD
