Exposições, música, cinema, teatro, poesia, folclore, cante alentejano, desporto, animação de rua e momentos solenes compõem um vasto programa que na organização conta com a assinatura da autarquia de Odemira em colaboração com várias entidades locais.

Diogo Piçarra sobe ao palco do Largo Brito Pais, na noite de 23 de abril, seguido da atuação do DJ Deelight com MC Landu Bi & Vj The Eye. Na noite de domingo, 24 de abril, as atenções vão para a artista Nena. Depois do simbólico Hastear da Bandeira no Edifício dos Paços do Concelho, com a Banda Filarmónica, o Grupo Coral de Odemira e o grupo de poesia Bocados Brutais, à meia-noite, segue-se o Festival Pirotécnico e Multimédia. A noite continua com a atuação da banda Amor Electro. Na manhã do dia 25 de abril, decorre a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Odemira. Durante a tarde é promovido o tradicional Festival de Folclore, no Cerro do Peguinho. Para a noite está agendado o espetáculo com Samuel Úria, no Cineteatro Camacho Costa.

A autarquia revela que ao longo do mês há cinco exposições patentes em simultâneo na vila de Odemira: Exposição Coletiva da Associação Sopa dos Artistas (Igreja da Misericórdia), “Da Rua Para as Lojas” (Montras do Comércio Local), “Testemunhos de Abril” (Edifício Municipal na Praça da República), “A Liberdade Passou Por Aqui” (Espaço CRIAR) e “O Lagarto” (Biblioteca Municipal José Saramago). A partir do dia 21 de abril, a Escola Secundária recebe a exposição “Município de Odemira na Revolução de Abril 1974 - 1976”.

Ainda segundo o município durante o mês a música invade vários espaços de Odemira: showcases no espaço CRIAR de guitarra portuguesa com Mariana Martins (dia 1), Jazz e Não Só (dia 8), DJ João Machado (dia 15) e Eurico S. (dia 22); a Banda Filarmónica de Odemira sobe ao palco do Cineteatro Camacho Costa (dia 2) e apresenta-se no Largo Miguel Bombarda (dia 23); o festival de rock MIRAFest regressa Zona Ribeirinha (dia 16); o DJ ReDEEP e a banda rock Suspeitos do Costume no Mercado Municipal (dia 22); o Quintal da Música recebe a banda Zeca Saiu à Rua (dia 23), a banda Linhas Cruzadas (24) e a Associação Jazz e Não Só (dia 30, Dia Mundial do Jazz). Há ainda arruadas musicais pela Marchinha de Abril (dias 23 e 24). Destaque para o Encontro de Grupos Corais, no dia 30 de abril, no Cineteatro Camacho Costa.

No teatro, o município destaca a apresentação do espetáculo de Teatro “NÃO” (dias 15 e 16, no Cineteatro) e da performance itinerante pela Companhia XY Projeto “LES VOYAGES” (dias 23, 24 e 25), ambos no âmbito do projeto Lavrar o Mira e a Lagoa. Há também sessões de Contos Infantis com Bru Junça (dia 2), de poesia com os Bocados Brutais (dia 23) e performances pelo Bando do Mira (dia 24) e Grupo Teatro Cabanita (dia 29).

Relativamente ao desporto, Odemira recebe o Troféu José Poeira com provas da Taça de Portugal em Paraciclismo Juniores e da Taça de Portugal em Ciclismo Juniores, nos dias 2 e 3 de abril. Para o dia 10 está agendado 40º Circuito de Atletismo Vila de Odemira e 14ª Caminhada da Saúde. No dia 22 de abril, durante a tarde, foco nas Street Sessions de Skate com Gui Durand, no Skate Parque. O dia 23 de abril é dedicado a um Open day de Canoagem e um Torneio de Street Handball, na Zona Ribeirinha.

Para o município “Abril em Odemira é um convite ao reencontro, celebração, cultura e desporto, evocando os valores da Liberdade"

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.