Na capital de distrito, Beja, no Jardim Público, atua às 10.30 horas, Luís Simenta e às 11.30 horas o grupo Nau. nas redes sociais e portal do Município, a partir das 10.00 horas estão previstas as atuações de Lénia Santos, João Nunes & Bárbara Maximino, Carla Castanheira, Celso Graciano, Carlos Filipe & Sandra Reis e João Cataluna.

Aljustrel realiza, às 10.30 horas, uma sessão solene da Assembleia Municipal Evocativa da revolução do 25 de Abril de 1974, no Parque Desportivo.

Em Alvito há animação de rua com os “Camisas Negras” e a distribuição de cravos, da parte da tarde a iniciativa realiza-se em Vila Nova da Baronia.

Na vila de Barrancos, às 10.00 horas é inaugurado o Monumento aos Combatentes do Ultramar. De tarde, a partir das 15.00 horas, há um recital de poesia com Ana Ramos, seguido de "Memórias de Abril de 74."

Castro Verde tem programados diversos momentos, sendo de destacar a inauguração do Centro de Artes e da Viola Campaniça, com a presença da ministra Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, o Hastear da Bandeira e a Assembleia Municipal Evocativa.

Para Cuba está marcada “Grândola Vila Morena às Portas e janelas”, o descerramento de placa Toponímica para designação de “Jardim da Piscina” para “Jardim 25 de Abril”. No facebook município ao longo do dia há mostra virtual dos trabalhos manuais alusivos ao 25 de abril realizados pelos alunos do  pré-escolar, testemunhos do 25 de Abril de “gente da nossa terra” e às 17.30 horas, entrevista ao coronel Vasco Lourenço, presidente da Associação 25 de Abril.

Em Ferreira do Alentejo há a instalações artísticas florais no concelho, exposição de trabalhos dos alunos do JI e 1º ciclo da EB, “Recordar Abril” declamação de poemas, intervenção do Presidente do município e o espetáculo “25 de Abril, o antes e depois” com artistas da terra, na página de Facebook da autarquia.

Moura  realiza às 9.00 horas, a cerimónia de Içar da Bandeira, com a presença do secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional Jorge Seguro Sanches, da Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo Maria da Conceição Margalha e do Comandante do Regimento de Infantaria N.º 1 de Beja, Coronel Rodrigues Henriques.

Odemira promove, de manhã, a Sessão Solene da Assembleia Municipal, transmitida em direto na página do facebook da autarquia. No decorrer da sessão, depois dos discursos, segue-se o momento de atribuição da Medalha Municipal de Mérito a Eduardo Dâmaso, destacado jornalista português, natural de Odemira. Esta homenagem foi votada, por unanimidade, pela Câmara Municipal em 2020. Contudo, tendo em conta a situação de pandemia, não foi atribuída no ano passado, sendo atribuída este ano. A noite de 25 de Abril encerra com um concerto de jazz, pela Associação Jazz e Não Só, em direto, no facebook e youtube do município.

Na cidade de Serpa, às 11.00 horas, na Praça da República, está marcada uma arruada com a Banda Filarmónica de Serpa e às 17.00 horas, nas redes sociais do município, é apresentado um making of do documentário “O Privilégio da Liberdade." Esta iniciativa é realizada pela Produtora Mercearia das Artes, que realizará um documentário, com base na história de vida do antifascista José Pedro Soares.

Vidigueira organiza a iniciativa “Falar e Cantar Abril”, a partir das 15.00 horas, do Museu Municipal de Vidigueira. Para “Falar Abril” são convidados Rui Raposo, presidente da Câmara Municipal de Vidigueira, Jerónimo Lóios, presidente da Assembleia Municipal de Arraiolos, Carreira Marques, deputado da Assembleia Constituinte e Samuel Quedas, cantor e compositor. A “Cantar Abril” vão estar Fernando Pardal e Jorge Benvinda. Esta iniciativa pode ser acompanhada a partir das 15.00 horas, na página de Facebook da autarquia ou nos 90 FM da Rádio Vidigueira.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.