Quando este programa abriu em janeiro, a DGArtes já tinha estipulado que só apoiaria um máximo de 45 candidaturas, com vários patamares de financiamento e em diferentes domínios artísticos.

A direção-geral refere que das 45 candidaturas a apoiar, predominam as áreas artísticas de cruzamento disciplinar (19), teatro (9) e música (6), nos domínios artísticos da criação (27), programação (7), circulação nacional (4), ações estratégicas de mediação (1) e edição (6).

Por regiões, a maioria dos projetos é da Área Metropolitana de Lisboa (22), seguindo-se a Região Norte, com 11 projetos, e a Região Centro com seis projetos.

A região do Alentejo terá três projetos apoiados, seguindo-se o Algarve, Açores e Madeira, com um projeto apoiado em cada.

O "Programa de Apoio em Parceria - Arte pela Democracia" resulta de uma colaboração entre a DGArtes e a Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril, para assinalar o meio século da revolução que depôs a ditadura do Estado Novo.

O objetivo é "fomentar projetos que evoquem/celebrem a revolução de 25 de Abril e promovam a reflexão crítica sobre os valores da democracia, cidadania e igualdade, nas vertentes de desenvolvimento humano, social, económico e cultural".

Em comunicado, a direção-geral recorda que este programa de apoio vai estender-se até 2026, já que estão previstas mais duas edições, uma em 2024 e outra em 2025.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.