Desde o século XIII que essa celebração acontece por ocasião das visões de uma freira belga. Na altura, Deus apareceu-lhe e demonstrou o seu desejo de comemorar a Eucaristia, o que inicialmente acontecia apenas na Bélgica.

Em 1264, o Milagre de Bolsena impulsionou a celebração do Corpo de Deus em todo o mundo. Segundo se conta, um padre que não acreditava fielmente na transubstanciação - momento em que as partículas de farinha são transformadas no próprio corpo de Jesus - presenciou sangue a escorrer de uma hóstia, acontecimento que comunicou ao Papa. Na sequência desse evento, a data foi instituída pelo Papa Urbano IV em 1264, sendo promulgada em 1317 no Concílio Geral de Viena.

Corpo de Cristo vem do latim Corpus Christi. Trata-se de uma "festa de guarda" com vários séculos, onde os católicos devem participar indo à missa.

O Corpo de Deus é uma celebração católica que tem como fim celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento em que os fiéis recebem o corpo e sangue de Jesus Cristo. Em várias localidades do país realizam-se procissões e festas religiosas neste dia. Neste dia é também comum a Igreja celebrar as primeiras comunhões e comunhões solenes de crianças e jovens.

 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.