Bússola Atual

A Bússola Atual aponta ao Antão Vaz e à Villa romana de São Cucufate.

Neste período de transição em que todos nos encontramos, a sugestão vai para um dia repleto de boas experiências. Com a temperatura a subir e com o ar renovado do equinócio da primavera, começamos pela Vidigueira, no distrito de Beja. Uma região repleta de vinhas e olivais como paisagem, o legado histórico dos romanos e o seu incontornável vinho branco Antão Vaz.

Em Vila de Frades, a 1 km da Vidigueira, com acesso pela N258, propõe-se iniciar o dia com um passeio pedestre pela singular Villa romana, designada por Sitio Arqueológico de São Cucufate, considerado monumento nacional, cuja reabertura é esperada a 5 de abril. Foi no séc. I d. C.  durante o período romano, perto de Vila de Frades, que neste local se instalou uma villa. Um monumento histórico, constituído por um centro de exploração agrícola, um templo, uma mansão e umas termas.

Já na Vidigueira, nunca será demais falar do vinho branco, o Vidigueira Antão Vaz e referir como o laboram da melhor forma na Adega Cooperativa da Vidigueira, Cuba e Alvito. Fundada em 1960, a cooperativa conta com cerca de 300 associados e em 2012 foi alvo de uma restruturação que a projetou para o que conhecemos atualmente, uma produtora de vinhos de qualidade e com reconhecida notoriedade.

A casta autóctone Antão Vaz, característica desta sub-região do Alentejo, após vinificada apresenta aromas exuberantes. Com origem única nesta casta, o Vidigueira Antão Vaz da colheita de 2019, com 13,5% de grau, em prova apresenta-se ligeiramente mineral na boca e com um aroma a frutos tropicais. Muito agradável e com prazerosa frescura de boca, que poderíamos repetir vezes sem conta. Com moderação, claro!

Ideal para um sunset, este vinho branco fica bem acompanhado de uma tábua de queijos e enchidos da região. Ou, para elevar ainda mais esta experiência, assim que for possível, voltar ao espaço de um dos vários restaurantes da Vidigueira, e combinar este vinho com uma das receitas da região, o famoso Gaspacho. Este prato típico, muito aromático, serve-se frio e acompanhado muita vezes com peixinho frito. Um ótimo alinhamento com o vinho Vidigueira Antão Vaz!

Ainda durante a refeição, deixem-se infundir com os sons do cante alentejano que por alguns destes restaurantes habita. Um brinde à vida, com a promessa de sempre voltar, a estas gentes de cante e planícies de paz.


Fotografias Villa Romana S Cucufate: DRCAlentejo

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.