Trata-se de uma consulta da responsabilidade do Serviço de Medicina Interna, mas de âmbito multidisciplinar, ou seja, com o apoio da Enfermagem de Reabilitação, da Medicina Física e Reabilitação e do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, sempre que se justifique.

Melhorar a qualidade de vida dos doentes após a doença Covid-19, visando a sua total recuperação, através da avaliação de sequelas (pulmonares ou a nível de outros órgãos e sistemas) e, assim, adequar as necessidades e os cuidados de saúde futuros é o principal objetivo do Conselho de Administração da ULSBA com a criação desta consulta.

Este seguimento médico depois da doença destina-se a doentes que estiveram internados com COVID-19 classificada clinicamente como moderada ou grave, e a doentes referenciados pelos Cuidados de Saúde Primários.

Relativamente à avaliação desta necessidade de acompanhamento clínico inicia-se com uma consulta de pré-triagem realizada telefonicamente, durante a qual é avaliado o interesse do doente na consulta e permitirá aferir qualquer queixa ou sintoma potencialmente relacionado com a infeção a SARS-CoV-2. A data da consulta, a realizar em contexto hospitalar, será adequada em função desta primeira abordagem.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.