Esta iniciativa nacional da FNAJ que surge em parceria com a autarquia de Beja, a Direção Regional do IPDJ do Alentejo, a Federação Regional das Associações Juvenis do Alentejo (FRAJAL), acontece depois da realização de quatro Cimeiras do Futuro Associativismo e Juventude realizadas em Viana do Castelo, Ovar, Santarém e Olhão.

A agenda assenta em três pilares: a Estratégia FNAJ para o Diálogo Jovem de Base Local, protagonizado pela FNAJ desde 2017, os Objetivos da Juventude Portuguesa e a Participação Jovem do Século XXI e a Inovação das Políticas de Juventude. Esta é uma Agenda Jovem revolucionária que aborda os novos tipos de participação jovem, o reforço dos espaços de intervenção da juventude e as ferramentas inovadoras, locais e nacionais, de incentivo à ação jovem. A Agenda, que corporiza um plano de ação e intervenção ambicioso e realista, tendo como maiores beneficiários do sucesso das suas medidas a população jovem, foi criada recorrendo à auscultação ativa do movimento associativo e da juventude, através de diversas ações online e presenciais, reunindo visões de jovens de diferentes meios, idades e gêneros, fazendo deste um projeto abrangente e representativo comunidade juvenil.

No evento serão também apresentados os “Objetivos da Juventude Portuguesa”, desenvolvidos pela FNAJ, trata-se de um conjunto de 25 ideias e propostas da juventude para responder aos desafios do mundo moderno e para um país mais justo e igual, que foram recentemente apresentados por 25 jovens de todo o país ao Presidente da República, no Palácio de Belém.

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues marca presença, assim como, o presidente da FNAJ, Tiago Manuel Rego, o presidente da Câmara Municipal de Beja, Paulo Arsénio, o diretor regional do IPDJ, Miguel Rasquinho, a vice-presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, Isilda Gomes, o vice-presidente do conselho diretivo da Associação Nacional de Freguesias, Dário Silva, entre outros.

 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.