Foto: Justino Engana

A cimeira, que vai ter lugar no Convento do Espinheiro em Évora, mas também no formato online, é organizada pelo projeto europeu AURORAL, coordenado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.

 

Ao longo dos vários painéis, está garantida a representação do Alentejo, nomeadamente através da participação de António Ceia da Silva e Carmen Carvalheira (presidente e vice-presidente da CCDR-Alentejo), Hélder Guerreiro (coordenador da CCDR-Alentejo), José Calixto (presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo – ADRAL), Marcos Nogueira (coordenador do projeto AURORAL e representante da região do Alentejo em Bruxelas) e Elsa Nunes (IrRADIARE Science for Evolution) serão alguns dos anfitriões e participantes das várias sessões, a quem se juntam os especialistas nacionais Pedro Maló, Paulo Brito, Maria Fátima Duarte, Ana Telles, Mónica Rogério, Catarina Valença Gonçalves, Eunice Ribeiro, Miguel Varela, Vítor Pereira, Miguel de Castro Neto, João Soares, Manuel Ferrão, entre outros.

programa completo e a lista oradores da Cimeira Europeia das Regiões para Comunidades Inteligentes podem ser consultados aqui. O evento pode ser acompanhado on-line, através do canal de YouTube do AURORAL ou no website do projeto. O registo de participação oficial na cimeira deve ser feito on-line.

A cimeira acontece no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia e enquadrada no projeto europeu AURORAL, coordenado pela CCDR-Alentejo e que conta com a participação portuguesa da ADRAL e da IrRADIARE Science for Evolution. A iniciativa junta dez parceiros europeus e tem o apoio do programa Horizonte 2020, num orçamento global de 16,3 milhões de euros. O objetivo é “dotar as regiões rurais europeias de um ambiente digital integrado potenciador de serviços comparáveis aos das regiões economicamente mais densas”, através do reforço da conectividade e interoperabilidade de plataformas existentes, e, assim, diminuir o fosso digital entre áreas urbanas e rurais.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.